07/07/2014 Prefeito visita obra para implantação da adutora de Chapéu d`Uvas

Uma das obras mais importantes para o futuro de Juiz de Fora foi visitada na manhã desta segunda-feira, 7, pelo prefeito Bruno Siqueira. A adutora de Chapéu d`Uvas, que irá garantir o abastecimento da cidade pelos próximos 30 anos, está em fase final de implantação e deve ser inaugurada no final de agosto. Com a nova adutora, mais 900 litros de água por segundo poderão ser acrescentados ao sistema, fazendo com que a cidade não precise se preocupar com esta questão nas próximas décadas.

"A represa de Chapéu d`Uvas tem um volume de água muito grande e poderá nos servir durante um bom tempo. Como todos sabem, no início deste ano tomamos a decisão de fazer um rodízio preventivo no abastecimento, devido ao alto consumo nos períodos de pico de calor. Com os investimentos que estamos fazendo no sistema de fornecimento de água, como o booster recém-inaugurado e esta nova adutora, o rodízio não será necessário no próximo verão", salientou o prefeito, que falou, ainda, sobre uma pequena parcela da cidade que ainda não é atendida com água tratada pela Cesama: "Hoje, conseguimos abastecer cerca de 99% do município. Este 1% restante representa localidades mais distantes ou de pontas de redes, que precisam de investimentos específicos. A companhia já está estudando o atendimento a esta parcela da população, que também merece toda nossa atenção".

O diretor-presidente da Cesama, André Borges de Souza, afirmou que, com a nova obra, a intenção é garantir que o abastecimento seja satisfatório para atender o progresso da cidade: "Utilizando este novo manancial, estamos criando condições para que a cidade se desenvolva, para que a nossa atividade industrial aumente e para que, mesmo assim, tenhamos condições de abastecer Juiz de Fora com tranquilidade".

Ele explicou, ainda, que Juiz de Fora é atendida por três mananciais e que, com a nova adutora, um desses cursos d’água ficará como reserva. "Atualmente, nosso município é abastecido pelas represas Dr. João Penido e São Pedro e pelo Ribeirão do Espírito Santo. Com a nova adutora, deixaremos o Ribeirão do Espírito Santo de "stand by" e, futuramente, seremos abastecidos somente por Chapéu d`Uvas e João Penido. Tivemos a honra de iniciar esta obra na minha última passagem pela Cesama, e, agora, estamos ansiosos para entregá-la à cidade", afirmou.

Somente com energia elétrica, a Cesama estima uma economia de cerca de R$ 1 milhão por ano, pois a água da barragem de Chapéu d`Uvas vem, praticamente, por gravidade, só necessitando de bombeamento para atingir a vazão necessária. A obra ainda possibilitará, futuramente, a implantação de uma estação de tratamento de água (ETA) compacta para abastecer o Distrito de Chapéu d`Uvas e, consequentemente, a execução do projeto de esgotamento sanitário na localidade, já desenvolvido pela companhia.

Além desta obra, a Cesama está investindo na ampliação da Estação de Tratamento de Água Walfrido Machado Mendonça (ETA CDI) - que receberá a nova oferta de água vinda de Chapéu d`Uvas -, na implantação da subadutora de São Pedro e na construção de um reservatório com capacidade para cinco milhões de litros, no Bairro Caiçaras. Somados, os investimentos chegam a R$ 59 milhões.

*Outras informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3239-1255.


transparência