23/11/2023 Primeiro dia de ambientação de novos empregados da Cesama reforça expectativas para o trabalho
Quando saiu o edital para o concurso público da Cesama Edital nº01, de 2021, o engenheiro civil, Leandro Pata de Matos, lembra que até se emocionou. “Desde que entrei na faculdade, trabalhar aqui era um sonho, afinal é uma empresa referência na minha área.” Segundo ele, havia motivos de sobra para a oportunidade que acabava de surgir. “Cresci vivenciando o que é trabalhar nessa empresa, pois meu pai, Márcio Aparecido de Matos, é empregado há muitos anos na unidade de Santa Terezinha. Então conheço de perto a qualidade do emprego, os benefícios e o suporte que a Cesama proporciona à sua equipe”, conta Leandro.
Sonho realizado e Leandro é um dos participantes do programa de ambientação e integração da Cesama, que acontece até sexta-feira, 24, para recepcionar os 13 novos empregados aprovados no último concurso. É o caso de Pablo da Silva Lopes, que entra para o cargo de técnico em edificações da companhia. “É uma alegria enorme, pois tenho colegas que trabalham aqui, fiz estágio e sempre tive as melhores impressões”, ressalta. E ele revela que estar na Cesama será uma via de mão dupla, “aprendendo, desenvolvendo e contribuindo para cumprir a missão de garantir água e tratamento de esgoto de qualidade.”
Presente no primeiro dia, o diretor-presidente, Júlio Cesar Teixeira, falou da oportunidade proporcionada pelo programa. “É um momento muito importante, que não ocorre em outras empresas, onde a Cesama abre esse espaço para que vocês possam conhecer, participar, perguntar, tirar dúvidas”. Na fala, Júlio ainda enfatizou a relevância do trabalho de cada empregado para esse serviço, “que é de muito valor socialmente.” Opinião compartilhada pelo diretor de desenvolvimento e expansão, Marcelo Mello do Amaral. “A chegada de vocês vem reforçar a Cesama nesse compromisso, pois saneamento é algo muito importante para a vida de todos. Precisamos ter uma equipe muito focada nisso”.
O diretor técnico-operacional, Márcio Augusto Pessoa de Azevedo, também destacou a relevância da Cesama para a sociedade e, de modo especial, para a sua vida. “Temos desafios e muito trabalho pela frente, mas digo que esta é uma empresa espetacular. Tudo que tenho hoje devo à companhia e tenho muito orgulho de pertencer a essa empresa.” Já a diretora financeira e administrativa, Rafaela Cury Medina, enalteceu a expectativa para a chegada dos novos empregados. “Trabalhamos muito para realizar esse concurso, pois a empresa precisava desses profissionais, especialmente dos operadores de estações.” E completou. “Desejamos que todos possam desempenhar um bom trabalho, oxigenando a empresa com ideias novas.”
Finalizando a rodada de apresentações das autoridades, o presidente do Sindicato dos Empregados nas Indústrias e Serviços de Purificação e/ou Distribuição de Água e Serviços de Esgoto de Juiz de Fora/MG (Sinágua), Edinaldo Sid Clei Ladeira Ramos, deu as boas vindas aos novos empregados, aproveitando a oportunidade para destacar de que forma o sindicato deve ser visto. “Esse é um direito seu, por isso, é muito importante opinar, participar das assembleias e votar”. E concluiu. “O sindicato é de cada um de vocês. Somos os representantes, mas esse é um órgão que defende o seu direito”.