29/11/2016 Produto de qualidade - Cesama realizou 748 análises de água em outubro

 

Em outubro, a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) realizou 748 análises de água no município. Conduzidos pela Assessoria de Gestão da Qualidade (AGQ) da empresa, os trabalhos buscam garantir a qualidade do produto distribuído na cidade. Do total das análises, 345 foram feitas nas redes de distribuição, 121 nas estações de tratamento de água (Etas) e 17 nas de esgoto (Etes). Além disso, foram efetuadas 15 avaliações em residências particulares e sete em mananciais.


Em parceria com o Departamento de Tratamento de Água (Deta) da companhia, a AGQ efetuou, ainda, 243 análises em pontos de distribuição de água nos distritos e de controle de processo, realizadas nas unidades de tratamento do produto. Foram feitas, ainda, pesquisas de parâmetros microbiológicos e físico-químicos, além de exames de fitoplâncton e avaliação de metais pesados por absorção atômica.


O monitoramento realizado pela Cesama segue as determinações da legislação federal vigente, para certificar que a água distribuída na cidade esteja dentro dos padrões de potabilidade exigidos pela Portaria nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde. Os serviços de análises podem ser solicitados por meio do Cesama Atende, no telefone 115.


* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3692-9179.

transparência