09/12/2016 Programa de Preparação para Aposentadoria esclarece dúvidas sobre previdência dos funcionários

Para auxiliar seus funcionários prestes a serem aposentados, a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) lançou, em 2015, o seu Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), atendendo 48 pessoas desde sua criação. Através de uma série de encontros temáticos, o programa busca direcionar os empregados em seus projetos, quando se desligarem da empresa. Na quarta-feira, 7, 15 deles participaram de debate sobre previdência, realizado no auditório da sede da Cesama.

O supervisor de tesouraria da Cesama, Celito Luz, orientou os empregados quanto às regras do plano de previdência complementar da companhia, incluindo a migração do Bradesco Multipensions para o BB-Previdência: Também repassamos dicas de educação financeira e trabalhamos formas de utilizar melhor o benefício da previdência complementar durante a aposentadoria, além de divulgar informações sobre como aderir ao plano”.

Marco Antônio Aguirre de Souza, médico perito, e Maria Izabel Fernandes, técnica administrativa, ambos do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), falaram aos presentes. “A maior dúvida que os funcionários costumam ter giram em torno do cálculo e valor do benefício. O empregado conhece seus direitos, porém, a grande preocupação é o quanto ele receberá quando se aposentar”, avaliou Izabel. Ela abordou a reforma da previdência: “Esse é um tema que tem assustado bastante as pessoas, sobretudo em uma época de crise como essa. O que podemos discutir sobre isso ainda está no campo da especulação. Sou a favor de uma reforma no setor, mas sem ferir o direito adquirido de milhões de brasileiros”.

 
A técnica de saneamento do departamento de recursos humanos da Cesama, Nilma Fernandes, afirmou que o PPA tem sido de grande ajuda para o planejamento da sua aposentadoria. “Projetos como esse nos permitem ter uma noção melhor da nossa vida financeira, social e profissional nessa nova etapa da vida. Além disso, a questão da previdência é um dos assuntos que mais gera dúvida entre os trabalhadores, logo, esse debate nos ajuda muito a esclarecer certas dúvidas”.

 
Segundo a assistente social da Cesama, Patrícia Groppo, o PPA vem sendo muito bem aceito na empresa, pois é fruto do perfil etário dos trabalhadores e do empenho da equipe para oferecer uma reflexão qualificada sobre o processo de aposentadoria. “Encerraremos esta terceira turma no dia 14 de dezembro. No início de 2017, iremos avaliar os resultados e realinhar nossas estratégias, dando continuidade às atividades de acordo com um calendário que ainda iremos definir. Logo, os funcionários da companhia que estão na expectativa de novas turmas devem aguardar esse calendário para se inscreverem”, explicou.

 

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3692-9179.

 

 

transparência