18/12/2024 Projeto Cesama 4.0 avança também no setor de telefonia fixa

Postado por: Cesama

Com o avanço do Projeto Cesama 4.0 também no setor de telefonia fixa, novos equipamentos estão chegando às mesas de trabalho dos setores administrativos, com previsão também para unidades regionais e áreas de operação das Estações de Tratamentos de Água (ETAs) e Esgoto (ETEs) da Cesama. Assim, a partir do próximo dia 20 de dezembro, a companhia encerra a tecnologia chamada "tronco digital", considerada obsoleta, para dar lugar à tecnologia de voz sobre IP (VoIP).

De acordo com o gerente de Inovação e Tecnologia de Informação (GITI) da Cesama, Celito Luz, a tecnologia de voz sobre IP é uma tendência em grandes empresas devido às vantagens em flexibilidade, custo e integração. O VoIP utiliza a internet ou redes IP para realizar chamadas telefônicas, convertendo a voz em pacotes de dados que viajam pela rede. Isso elimina a necessidade de infraestrutura física dedicada, permitindo que chamadas sejam realizadas por meio de conexões de internet já existentes. Além disso, o VoIP é altamente escalável, ou seja, com capacidade de chamadas simultâneas não limitada por canais físicos, e oferece recursos avançados, como videoconferências, transcrição e integração com outras ferramentas digitais.

Ele conta que o novo projeto de telefonia fixa da Cesama é mais um resultado da dedicação da equipe da GITI em pesquisas e levantamentos que ofereçam um melhor custo-benefício para a companhia. Nesse pensamento, segundo ele, têm sido feitos diversos investimentos, como a “aquisição de aparelhos telefônicos equipados com a tecnologia IP, switches mais modernos, contratação de empresa especializada na criação de um servidor PABX virtual e licitação da telefonia IP com operadora para fornecer a nova tecnologia.”

Em termos técnicos, com a mudança do tipo de tecnologia para transmissão de voz, a Cesama passa, segundo Celito, a se beneficiar de uma nova tecnologia virtualizada em código aberto. Em outras palavras, ele explica, uma modernização “que permite atualizações e melhorias contínuas com alta disponibilidade, melhorando a experiência de uso da telefonia, aumentando a autonomia e a simplificação de processos relacionados à telefonia fixa da Cesama, além de permitir uma maior integração com a telefonia móvel e até com aplicativos de computador”, conclui.

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