22/01/2014 Qualidade comprovada - Cesama realizou 702 análises de água em dezembro
Durante dezembro, a Cesama realizou 702 análises de água em Juiz de Fora. Conduzidos pela Assessoria de Gestão da Qualidade (AGQ) da companhia, os trabalhos têm como objetivo garantir a qualidade do produto distribuído no município. Do total das análises, 283 foram feitas nas redes de distribuição, 103 nas estações de tratamento de água (ETAs) e 17 nas estações de tratamento de esgoto (ETEs). Além disso, foram feitas 17 avaliações em residências particulares, sete em mananciais e uma no aterro sanitário.
Em parceria com o Departamento de Tratamento de Água (Deta) da empresa, a AGQ efetuou, ainda, 274 análises em pontos de distribuição de água nos distritos, além das análises de controle de processo, realizadas nas unidades de tratamento do produto.
Pesquisas de parâmetros microbiológicos e físico-químicos foram feitas, além de exames de fitoplâncton e avaliação de metais pesados por absorção atômica. O monitoramento realizado pela Cesama segue as determinações da legislação federal vigente, para certificar que a água distribuída na cidade esteja dentro dos padrões de potabilidade exigidos pela Portaria nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde. Os serviços de análises podem ser solicitados por meio do Cesama Atende, no telefone 115.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3239-1255.