25/11/2014 Qualidade de vida - Funcionários da Cesama participam de curso sobre ergonomia
A Cesama encerrou, na tarde desta terça-feira, 25, um ciclo de palestras voltadas para a questão da ergonomia, conhecida comumente como estudo científico da relação entre o homem e seus ambientes de trabalho. Os encontros foram realizados no auditório da sede da companhia e mobilizaram 15 funcionários de diversas áreas da Cesama.
O curso foi ministrado pela fisioterapeuta e diretora da empresa Viaergo, Renata Cristina de Oliveira, que abordou os princípios da ergonomia e os fatores de risco no trabalho. “Trata-se de um campo muito amplo, pois, de forma geral, lida com a satisfação física e mental do funcionário ao desenvolver sua tarefa. Analisamos este tema de forma teórica e prática, destacando também a melhor forma de usar as ferramentas ergonômicas dentro da rotina profissional na Cesama”, detalhou.
De acordo com o chefe do Departamento de Saúde e Segurança no Trabalho (Dest) da Cesama, Rodrigo Condé, a participação de empregados de outros setores busca a multiplicação de resultados, uma vez que o conhecimento adquirido durante a capacitação pode ser repassado aos demais colegas. “Durante os encontros, tivemos a participação de psicólogos, assistentes sociais e engenheiros. Nossa intenção é trabalhar a questão da ergonomia de forma geral, estabelecendo parcerias com outras áreas. Um exemplo recente dessa proposta foi a aquisição de 270 suportes para monitores, que realizamos em conjunto com o nosso departamento de informática”, explicou.
O técnico em segurança do trabalho da Cesama, José Soares Ferreira, afirma que a correta adoção dos princípios ergonômicos traz inúmeros benefícios tanto para o empregado quanto para o empregador. “Um funcionário feliz e saudável produz muito mais e falta menos. Esse é um resultado que pode ser alcançado através de atitudes simples, que nos poupam do retrabalho e otimizam nosso tempo. Planejar com antecedência sua atividade é o princípio de tudo, seja nas tarefas administrativas ou de campo”.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3239-1255.