26/04/2012 Redes de esgoto no Cascatinha - Av. Paulo Japiassu Coelho recebe 503 metros de novas tubulações
Dando sequência às obras de renovação das redes de esgoto do Bairro Cascatinha, a Cesama esta finalizando a substituição da tubulação da Avenida Doutor Paulo Japiassu Coelho, no trecho entre as ruas Waldir Martins e Antônio Altaf. A tubulação de PVC utilizada conta com 503 metros de extensão e diâmetros de 200 e 300mm. A previsão é que os trabalhos neste trecho da via estejam concluídos no início do mês de maio.
O diretor presidente da Cesama, Cláudio Horta Mendes, explica que a iniciativa faz parte de um extenso programa que prevê 3.500 metros de novas tubulações para dez ruas da comunidade e a separação total da captação de esgoto e águas pluviais. “Além de otimizar o sistema de esgotamento sanitário local com uma infra-estrutura de qualidade, essa obra vai permitir que os efluentes gerados no bairro possam ser encaminhados no futuro para uma nova estação de tratamento de esgoto”, prevê.
Segundo o chefe do Departamento de Apoio da Cesama, André Soares, já foram implantados 1.600 metros de tubulações no bairro, o que corresponde a quase 50% das obras. “Assim que concluirmos os trabalhos na Paulo Japiassu, iremos substituir aproximadamente 411 metros de rede de efluentes na Rua Antônio Altaf e, na sequência, daremos início às ações de substituição na Rua Francisco Vaz de Magalhães”, adianta. Durante a execução dos serviços, outras vias do Cascatinha terão suas redes avaliadas.
Prevista para ser finalizada em dezembro de 2012, a renovação das redes do Bairro Cascatinha irá beneficiar diretamente 335 imóveis nas ruas Tom Fagundes, Itamar Soares de Oliveira, Waldir Martins, Francisco Vaz de Magalhães, Antônio Carlos Saraiva, Ministro Amarílio Lopes Salgado, Miguel José Mansur, Antônio Altaf e Petruz Zaka, e na Avenida Doutor Paulo Japiassu Coelho.
Em 2011, foram trocados 20.630 metros de tubulações de água e esgoto em Juiz de Fora. Os serviços de substituição são realizados durante o ano todo, seguindo uma programação de prioridades, onde é avaliada a necessidade de troca. Esta análise leva em conta a antiguidade e o desgaste da rede ou o fato de o dimensionamento da tubulação já não ser compatível com o número de imóveis atendidos.
*Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3239-1255.