17/07/2015 Representantes da região leste participam de palestra sobre obras de despoluição do Rio Paraibuna

Mais do que um maciço investimento em saneamento básico e qualidade de vida, as obras de despoluição do Rio Paraibuna estão promovendo a interação entre poder público e cidadão. Um reflexo disso é o trabalho técnico-social da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), que, periodicamente, reúne-se com representantes de diversas comunidades para prestar esclarecimentos sobre a obra. Na noite dessa quinta-feira, 16, foi a vez de 15 lideranças da região leste participarem do projeto, em uma reunião realizada na sede da Defesa Civil, no Bairro Vitorino Braga.

“Os encontros têm apresentado resultados positivos, uma vez que as pessoas estão se mostrando muito interessadas no tema. Além disso, percebemos, pela reação dos participantes, o quanto eles ainda desconhecem a respeito da extensão dos serviços prestados pela Cesama. Logo, essas ações também se tornam boas oportunidades para estreitar os laços da empresa com a comunidade”, explicou a assistente social da Cesama, Patrícia Groppo.

Segundo ela, a próxima reunião será realizada na região sudeste, em agosto. “Além disso, na próxima quinta-feira, 23, às 19 horas, levaremos essa mesma palestra para o Conselho Municipal de Saúde, prestando esclarecimentos, tirando dúvidas e colhendo sugestões”, lembrou a assistente social. O Conselho Municipal de Saúde fica na Rua Batista de Oliveira, 239, sala 402, Centro.

Orçadas em R$ 130 milhões nesta primeira etapa, as obras de despoluição do Rio Paraibuna envolvem a implantação de aproximadamente 40 quilômetros de tubulações ao longo das margens do rio e de córregos municipais, cinco estações elevatórias para bombeamento dos efluentes e duas novas estações de tratamento de esgoto (ETEs). A previsão é de que este conjunto de obras esteja concluído em 2016 e que, após os trabalhos, a Cesama passe a tratar 65% do esgoto da cidade. O objetivo da companhia é chegar à totalidade do tratamento nos próximos anos.


* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3692-9179.

transparência