13/10/2014 Reservatório passa por sondagem nesta segunda-feira e Cesama pede economia de água à população
Após o vazamento em uma das células do Reservatório Henrique de Novaes, maior unidade de acumulação de água do sistema de distribuição da Cesama, a companhia contratou um consultor em recuperação de estruturas, que está avaliando os danos no tanque. O projeto da unidade já foi verificado e, nesta segunda-feira, 13, será feita uma sondagem na estrutura e no terreno onde fica o reservatório, a fim de que o consultor possa apresentar o trabalho para recuperação da unidade. Enquanto os serviços não forem concluídos, a Cesama pede a compreensão da população e orienta para que todos economizem água.
O Reservatório Henrique de Novaes possui três células com capacidade para 5,5 milhões de litros de água cada, totalizando 16,5 milhões de litros do produto, que é distribuído para toda a cidade. A célula que apresentou o vazamento foi construída em 1935. Por ser um dos principais reservatórios que compõem o sistema de abastecimento do município, a colaboração dos consumidores é de extrema importância neste momento. Somado ao final do período de estiagem, ao baixo nível dos mananciais que fornecem água para a cidade e às altas temperaturas dos últimos dias, o vazamento na unidade exige ainda mais atenção da Cesama.
Como os trabalhos de recuperação do reservatório não devem ser de rápida conclusão, pode ser que haja desabastecimento em algumas regiões da cidade. A companhia continua realizando monitoramento constante no sistema e manobras para tentar equacionar o abastecimento.
Adutora de Chapéu d’Uvas deve entrar em funcionamento esta semana
A interligação da adutora de Chapéu d’Uvas à Estação de Tratamento de Água Walfrido Machado Mendonça, conhecida como ETA CDI , foi concluída no domingo, 12. Nos próximos dias, a Cesama fará os testes de pressão no último trecho da tubulação e a previsão é de que a adutora entre em funcionamento ainda esta semana, acrescentando água da represa de Chapéu d’Uvas gradativamente ao sistema de abastecimento da cidade.
*Outras informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3239-1255.