23/06/2022 Residencial 24 de Junho passa a contar com ligações de água individualizadas

Postado por: Cesama

Os moradores do Residencial 24 de Junho já podem comemorar: a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) concluiu, nesta terça-feira, 21, a individualização das ligações de água do condomínio, que fica no bairro Francisco Bernardino. A partir de agora, cada um dos cem apartamentos locais terão suas próprias contas de água e esgoto, uma conquista há muito tempo pleiteada pelos moradores. A próxima fatura, do mês de julho, já virá individualizada em nome de cada usuário.
 

O diretor-presidente da Cesama, Júlio César Teixeira, evidenciou que "a partir do contato das lideranças do residencial com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio do Gabinete de Ação e Diálogo Comunitário da Secretaria de Governo e, ainda, com vereadores da Câmara Municipal, foi possível desenvolver um projeto para individualização das ligações de água no condomínio. Esse trabalho foi feito pela Cesama e, posteriormente, contou com a adesão expressiva dos moradores locais, de tal forma que agora, cada um passa a pagar pelo seu consumo real. Essa ação fomenta, inclusive, o uso racional da água, pois os usuários ficam mais atentos ao seu consumo e a possíveis vazamentos internos, por exemplo. Ganha a Cesama, porque atende melhor os cidadãos, e ganham os cidadãos, porque podem conhecer melhor o seu consumo".
 

O diretor de Desenvolvimento e Expansão da companhia, Marcelo Mello do Amaral, explica que a individualização no Residencial 24 de Junho foi possível devido às condições topográficas da área e do sistema de abastecimento local. "Eles permitiram que existisse pressão disponível para fazer com que a água chegasse até o último andar dos prédios, onde se localizam as caixas de cada apartamento, dispensando o reservatório inferior. Além disso, foi viabilizada o que chamamos de 'servidão de passagem para a rede da Cesama' na área do residencial, tornando essa faixa pública e ficando a manutenção neste trecho da tubulação sob a responsabilidade da companhia. A individualização de ligações de água precisa ser avaliada caso a caso, levando em conta o aspecto técnico, que envolve questões relacionadas à parte interna do condomínio, e também o sistema de abastecimento que atende aquela região", finaliza. 

transparência