20/12/2013 Saneamento Básico - Cesama faz balanço de trabalhos realizados em 2013
Em 2013, um antigo sonho da população de Juiz de Fora começou a ganhar forma com a retomada das obras de despoluição do Rio Paraibuna. A ação representa um investimento de mais de R$ 130 milhões, que irão proporcionar à cidade um salto significativo no índice de tratamento de esgoto. Os trabalhos consistem na implantação de tubulações de esgoto – interceptores e coletores – ao longo do Rio Paraibuna e dos principais córregos para que, desta forma, todo o esgoto, que hoje é lançado nos cursos d´água, seja recolhido e encaminhado às unidades de tratamento. Atualmente, os interceptores de esgoto estão sendo implantados na Avenida Francisco Valadares, no Bairro Vila Ideal, e na Rua Professora Corina Erse, no Poço Rico.
Além disso, os investimentos serão aplicados em estações de Tratamento de Esgoto – conhecidas como ETEs. Uma nova ETE – a União-Indústria – está sendo construída no Bairro Granjas Bethel e a estação de Barbosa Lage, já em funcionamento, passará por melhorias. Além disso, uma outra unidade será futuramente implantada em Santa Luzia. A previsão é de que, em dois anos, este conjunto de obras esteja totalmente concluído.
Com relação ao abastecimento de água, a Cesama conta com importantes obras em andamento. É o caso da construção da estação de bombeamento (booster) para a terceira adutora da Cesama que já está em fase final de execução. Localizada na Avenida Brasil, ao lado do Parque de Exposições, a unidade irá aumentar a oferta de água distribuída e viabilizar sua futura interligação com a região da Cidade Alta. A previsão é de que o booster esteja pronto para funcionar, em caráter experimental, já neste verão.
A companhia segue também com as obras da Adutora de São Pedro, efetuando a implantação de 1,8km de redes, que terão como função conduzir a água do Bairro Caiçaras até o sistema de abastecimento da região da Cidade Alta. Além disso, a empresa está realizando a implantação de 2,3km de tubulações de recalque entre o bairro e a comunidade de Carlos Chagas e, no início de outubro, a Cesama concluiu a implantação de 1,2km de redes de sucção, que também irão integrar a nova adutora. A tubulação irá levar água da terceira adutora, partindo da Avenida Brasil até uma nova estação elevatória que será construída no Bairro Carlos Chagas.
O projeto envolve, ainda, a construção de um reservatório de cinco milhões de litros no Bairro Caiçaras, cujas obras já estão em 50% de sua totalidade. A previsão é de que estes trabalhos sejam finalizados em março de 2014. A nova adutora irá aumentar para 200 litros por segundo a oferta de água para a Cidade Alta, dobrando seu abastecimento médio atual.
Em novembro, a Cesama retomou a implantação da Adutora de Chapéu d´Uvas e a ampliação da Estação de Tratamento de Água Walfrido Machado Mendonça (ETA CDI). As obras estavam paralisadas desde o final de 2011, quando estavam 90% executadas. A previsão é de que as duas unidades estejam concluídas em abril de 2014.
Além disso, entre os meses de janeiro e novembro de 2013, a companhia já substituiu 9km de redes de esgoto, tendo implantado, também, 9,6km de novas tubulações de água e 4km de efluentes. Sessenta bairros foram beneficiados, ainda, com os serviços de limpeza dos cursos d´água, dos quais 137 de toneladas de lixo e entulhos foram retiradas dos córregos do município e 14 toneladas do Rio Paraibuna.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama no telefone 3239-1255.