31/07/2014 Saneamento básico – Cesama já substituiu 75% da rede de esgoto do Bairro Nova Benfica

Nesta quarta-feira, 30, a Cesama seguiu com os trabalhos de substituição de 886 metros das redes de esgoto do Bairro Nova Benfica. As ações na região já estão 75% concluídas e, atualmente, são focadas na Rua José Ribeiro de Mattos. A intervenção na comunidade tem previsão de término para o final de agosto.

De acordo com o gerente operacional de esgoto da companhia, André Soares, os serviços abrangem o trecho entre os bairros Nova Benfica e São Judas Tadeu, e já estão beneficiando as ruas Joaquim Manoel de Souza e José Ribeiro de Mattos: “Estas vias estão sendo atendidas por novas tubulações de PVC, com 150, 200 e 400 milímetros de diâmetro, mais adequadas às demanda e topografia locais. Os efluentes são coletados e encaminhados para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Barbosa Lage, deixando de poluir o Córrego Santa Cruz e os cursos d`água próximos”.

Segundo o diretor de desenvolvimento e expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, desde o início de 2013 a companhia tem investido intensamente na melhoria do sistema de esgotamento sanitário da zona norte de Juiz de Fora, que é atendida pelas ETEs Barbosa Lage e Barreira do Triunfo: “Através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo federal, já contamos com R$ 25 milhões para a ampliação da nossa unidade em Barbosa Lage. O projeto da obra está atualmente sob avaliação técnica da Caixa Econômica Federal (CEF) e aguarda apenas a autorização da instituição para ser licitado”.

A ETE Barbosa Lage beneficia, hoje, uma população aproximada de 60 mil pessoas. Seu sistema é composto por dois interceptores, quatro coletores tronco e quatro estações elevatórias, que coletam e encaminham para tratamento os efluentes das comunidades de Benfica, Santa Cruz, Nova Era, Cidade do Sol, Barbosa Lage e Jóquei Clube.

Entre janeiro de 2013 e junho deste ano, a Cesama já efetuou a troca de 21,5 quilômetros de tubulações de esgoto no município. Em 2014 estão sendo investidos quase R$ 8 milhões nos serviços de substituição de redes de efluentes. Estes trabalhos são realizados ao longo de todo o ano, seguindo uma programação de prioridades, onde é avaliada a necessidade de troca. Esta análise leva em conta a antiguidade e o desgaste do material, o fato de o dimensionamento da tubulação já não ser compatível com o número de imóveis atendidos e os transtornos causados aos usuários do sistema, além dos custos de manutenção.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3239-1255.

transparência