22/12/2014 Saneamento básico - Cesama substitui 120 metros de redes de esgoto no Bairro São Damião
Para melhorar a qualidade de vida da população, investindo no saneamento básico do município, a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) realiza serviços contínuos de substituição de redes de esgoto. Dessa forma, tubulações desgastadas pelo tempo de uso dão lugar a redes modernas e de maior porte, solucionando demandas de vazamentos. Nesta sexta-feira, 19, é a vez do Bairro São Damião receber os benefícios destas ações. Os trabalhos estão focados na Rua Feliciano Campagnacci, onde a companhia efetua a substituição de 120 metros de redes de esgoto.
A nova tubulação é feita de PVC, com 200 milímetros de diâmetro. "A maior amplitude da rede vai proporcionar um serviço de coleta mais eficiente, reduzindo as ocorrências de rompimento”, detalhou o chefe do Departamento de Apoio da Cesama, José de Almeida Guedes. Estes trabalhos permitirão encaminhar a produção local para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Barbosa Lage, responsável por tratar os efluentes de toda zona norte da cidade. A previsão é de que esta intervenção seja finalizada já na próxima semana.
A dona de casa Ana Cláudia Ferreira Arruda destacou a agilidade com a qual a Cesama sempre atendeu o Bairro São Damião: “Semana passada houve um rompimento na nossa tubulação, que foi prontamente consertado. Ficamos felizes ao saber que, dias depois, a rede seria trocada. Nossa comunidade cresceu bastante nos últimos anos e é muito importante contar com um sistema que nos dê o suporte necessário”.
Entre janeiro de 2013 e outubro deste ano, a Cesama já efetuou a troca de 25,6 quilômetros de tubulações de esgoto no município. Estes trabalhos são realizados ao longo de todo o ano, seguindo uma programação de prioridades, onde é avaliada a necessidade de troca. Esta análise leva em conta a antiguidade e o desgaste do material, o fato de o dimensionamento da tubulação já não ser compatível com o número de imóveis atendidos e os transtornos causados aos usuários do sistema, além dos custos de manutenção.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3239-1255.