29/04/2014 Saneamento básico - Cesama substitui 660 metros de redes de esgoto no Bairro Vila Alpina

As equipes da Cesama deram prosseguimento, nessa segunda-feira, 28, às obras de substituição de 660 metros da rede de esgoto na Rua Sebastião da Costa, no Bairro Vila Alpina. Iniciada na última semana, a intervenção está prevista para ser concluída em meados de junho.

De acordo com o gerente operacional de esgoto da Cesama, André Soares, a obra dá sequência aos serviços realizados na Rua Eurico Viana, em fevereiro, quando foram trocados aproximadamente 400 metros de tubulações de efluentes. “Com o término deste trabalho, será possível interligar as redes das duas vias, que agora irão contar com tubos de PVC com 200 milímetros de diâmetro. Mais largas, as novas tubulações irão reduzir a necessidade de intervenções na comunidade e, consequentemente, o custo com manutenções”, prevê.

A dona de casa Maria Aparecida de Paula mora na região há mais de 40 anos e comemora as ações no local. “A eficiência e a rapidez com que a obra está sendo executada nos deixam muito satisfeitos. Um pouco de transtorno acaba sendo inevitável, mas temos levar em consideração que os benefícios para a nossa saúde serão muito maiores”, explica.

A intervenção na Rua Sebastião da Costa está sendo realizada com o apoio da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), para minimizar os impactos no tráfego local. Durante a obra, a via será totalmente interditada, de segunda a sexta-feira, entre 8 e 16 horas.

Entre janeiro de 2013 e março deste ano, a Cesama efetuou a troca de 16,2 quilômetros de tubulações de esgoto no município. Para 2014, já estão sendo investidos quase R$ 8 milhões nos serviços de substituição de redes de efluentes. Estes trabalhos são realizados ao longo de todo o ano, seguindo uma programação de prioridades, onde é avaliada a necessidade de troca. Esta análise leva em conta a antiguidade e o desgaste do material, o fato de o dimensionamento da tubulação já não ser compatível com o número de imóveis atendidos e os transtornos causados aos usuários do sistema, além dos custos de manutenção.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3239-1255.

transparência