01/04/2011 Segundo dia do 1º Congresso Mineiro dos Serviços Municipais de Saneamento debate regulação do setor
A questão da regulação no setor de água e esgoto e a universalização desses serviços foram alguns dos temas abordados no segundo dia do 1º Congresso Mineiro dos Serviços Municipais de Saneamento. O evento está sendo realizado no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg - Avenida Garcia Rodrigues Paes 12.395, Bairro Industrial) e conta com a organização da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) - Regional Minas Gerais, com o apoio da Cesama e patrocínio da Caixa Econômica Federal (CEF) e Vital Engenharia.
Abrindo o primeiro painel do dia, a engenheira do Demlurb, Gisele Pereira Teixeira, discorreu sobre a política nacional de resíduos sólidos e seus impactos nos municípios, fazendo um balanço do histórico do departamento e detalhando o processo e os avanços da destinação de resíduos em Juiz de Fora. Gisele ainda destacou a parceria firmada entre a Cesama e o Demlurb, que, desde 2005, encaminha o chorume da cidade para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Barbosa Lage.
Já o membro do Consórcio de Regulação da Zona da Mata de Belo Horizonte, João Batista Peixoto, falou sobre a importância da regulação e fiscalização no setor do saneamento básico, através de mecanismos eficientes e legais que possam garantir a sustentabilidade do município e a qualidade de vida de seus cidadãos.
O terceiro painel do dia, voltado para a universalização dos serviços municipais, contou com a participação do analista de infraestrutura da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental - Ministério das Cidades, Alexandre Godeiro, do presidente do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau), José Luiz Alves, e do gerente de sustentação do negócio governo da CEF de Juiz de Fora, Paulo Nelson Figueiredo Neves, que deu ênfase às linhas de financiamento e repasse e às oficinas de capacitação técnica oferecidas pela Caixa para a apresentação de projetos junto ao Governo federal.
Encerrando as atividades, o diretor de assuntos institucionais da Assemae, Francisco dos Santos Lopes, ministrou uma palestra voltada para a questão dos consórcios públicos, ao lado do diretor administrativo do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata de Minas Gerais (Cisab), Áureo Adriano da Silva, do consultor comercial da Bauminas, Marcos Gomes, e do consultor comercial da Hidrogeron do Brasil, Ricardo Gatti.
Para esta sexta-feira, 1º de abril, último dia do congresso, está programada a realização de uma assembleia da regional da Assemae em Minas Gerais, às 8h30. Logo depois, às 10h, os participantes farão visitas técnicas para conhecer as instalações da ETE Barbosa Lage, da Barragem de Chapéu d’Uvas ou do Aterro Sanitário de Juiz de Fora.
*Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3239-1255.