30/06/2023 Seminário da Cesama discute contratações e compliance inovando com uso de ferramentas 4.0
O universo da tecnologia e, principalmente, as facilidades proporcionadas pela inteligência artificial mobilizaram grande parte dos funcionários da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) para discutir dois temas: contratações e compliance. Destaques do 2º Seminário de Desenvolvimento de Performance, realizado entre os dias 27, 28 e 29 de junho, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), esses conceitos foram abordados por meio de palestras, plenárias e dinâmicas, proporcionando aos participantes uma imersão no conceito 4.0.
“Nossa ideia foi mostrar como a tecnologia está cada vez mais presente na nossa vida pessoal e que há ferramentas gratuitas de inteligência artificial que podem ser muito úteis no ambiente de trabalho, dando agilidade aos processos”, explicou Juliane Nogueira, gerente de Infraestrutura da Cesama, dando como exemplo as diversas possibilidades de uso do Chatgpt para a elaboração de textos.
Responsável pela primeira plenária, Juliane apresentou um fluxograma com todas as etapas que envolvem uma contratação na empresa, divididas em cinco rodadas: planejamento, triagem, análise, fase externa e formalização. Evidenciando a complexidade e a importância de cada passo, ela destacou o pensamento que deve permear todo empregado na hora de contratar. “Temos sempre que levar em consideração se aquela demanda atende à necessidade do negócio e, mais importante ainda, que uma solicitação não pode ser feita baseada no que eu quero e, sim, no que a Cesama realmente precisa”.
“Abordar os caminhos de uma contratação será muito enriquecedor para nosso trabalho, esclarecendo a importância de cada passo que envolve uma compra, por mais simples que seja, como uma persiana para ser colocada em uma sala”, explicou Natalina Borges, coordenadora de Compras e Cadastro de Materiais da Cesama.
Em meio a dinâmicas interativas, com pistas via QR Code e um game virtual, a política de compliance também foi destaque do seminário. “Embora a Cesama ainda não tenha um setor especifico voltado para discutir esse assunto, já temos algumas ferramentas importantes, como o Comitê de Ética, e estamos cada vez mais conscientes da importância da criação de uma cultura de seguimento de regras”, explicou Rafael Sales, responsável pela abordagem do tema e coordenador de Ligações e Adequações de Redes da companhia.
Prestigiando o primeiro dia do seminário, a diretora Financeira e Administrativa, Rafaela Cury, avaliou a importância do evento para a Cesama. “Todo seminário nos proporciona momentos de reflexão, de integração dos funcionários e de agregar novos conhecimentos”. E conclui. “É fundamental que todos os funcionários tenham um amplo conhecimento de como uma empresa pública precisa trabalhar para dar atribuições ao recurso público e trazer mais agilidade e eficiência aos processos”.
Outras informações:
(32) 3692-9179 - Assessoria de Comunicação da Cesama