28/02/2013 Serviço de qualidade - Cesama realizou 628 análises de água em janeiro

Em janeiro, a Cesama realizou 628 análises de água em Juiz de Fora. Conduzidos pela Assessoria de Gestão da Qualidade (AGQ) da companhia, os trabalhos têm como objetivo garantir a qualidade do produto distribuído no município. Do total das análises, 279 foram feitas nas redes de distribuição, 105 nas estações de tratamento de água (ETAs) e 17 nas estações de tratamento de esgoto (ETEs). Além disso, foram feitas 19 avaliações em residências particulares, sete em mananciais e uma no aterro sanitário.

Em parceria com o Departamento de Tratamento de Água (Deta) da empresa, a AGQ efetuou, ainda, 200 análises em pontos de distribuição de água nos distritos, além das análises de controle de processo, realizadas nas unidades de tratamento do produto.

Pesquisas de parâmetros microbiológicos e físico-químicos foram feitas, além de exames de fitoplâncton e avaliação de metais pesados por absorção atômica. O monitoramento realizado pela Cesama segue as determinações da legislação federal vigente, para certificar que a água distribuída na cidade esteja dentro dos padrões de potabilidade exigidos pela Portaria nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde. Os serviços de análises podem ser solicitados por meio do Cesama Atende, no telefone 115.

* Informações com a Assessoria de Comunicação e Relações Institucionais da Cesama, pelo telefone 3239-1255.

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