26/06/2015 Subadutora de São Pedro - Cesama dá continuidade à obra da nova estação elevatória do Bairro Carlos

Por décadas, as regiões mais íngremes do município, sobretudo a Cidade Alta, sofreram com a falta de água nos períodos de consumo elevado. Porém, a nova subadutora de São Pedro pretende mudar esse panorama, reforçando o abastecimento nesses locais. Orçado em R$ 16 milhões, o conjunto de obras da subadutora está sendo realizado pela Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) em diversas frentes de trabalho. Nesta sexta-feira, 26, uma das equipes da companhia dá continuidade à implantação de uma nova estação elevatória na Rua Helena Bittencourt, no Bairro Carlos Chagas.

O diretor de desenvolvimento e expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, contou que atualmente as ações na unidade envolvem a concretagem da laje da unidade e da sua subestação. “Cerca de 80% da parte civil da obra já foi executada. Na sequência, iniciaremos a montagem do barrilete que interligará a unidade às nossas redes. Além disso, já estamos providenciando a aquisição dos equipamentos eletromecânicos e de automação que irão compor a estação”, detalhou.

“Estações como essa são utilizadas para bombear a água através de terrenos muito acidentados, como é típico do relevo juiz-forano. Esperamos concluir a unidade até setembro deste ano, junto com o restante do conjunto da subadutora. Uma vez em operação, a estação irá receber a água da terceira adutora, na Avenida Brasil, e transportá-la, com uma vazão de 300 litros por segundo, até o reservatório que estamos concluindo na parte alta do Bairro Caiçaras, com capacidade para cinco milhões de litros”, afirmou o diretor.

Segundo Marcelo, a ligação entre a estação e o reservatório será realizada por cinco quilômetros de novas redes de recalque e distribuição, cujos trabalhos já estão em fase final de execução. “Atualmente, a implantação dessas tubulações segue no loteamento Parque das Águas, entre as comunidades de Caiçaras e Carlos Chagas, e no prolongamento da Avenida Senhor dos Passos, no Bairro São Pedro”, completou.

Além disso, a Cesama está finalizando a implantação de 90 metros de redes de sucção na Rua José de Araújo Braga, no Bairro Cerâmica. A obra está sendo realizada por meio de um túnel subterrâneo, que viabiliza a transposição da linha férrea local, e tem como objetivo interligar a terceira adutora à estação elevatória do Bairro Carlos Chagas.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3239-1255.

transparência