10/04/2014 Subadutora de São Pedro - Cesama já executou 75% das obras do novo reservatório do Bairro Caiçaras
As equipes da Cesama já executaram 75% das obras do novo reservatório na parte alta do Bairro Caiçaras, com capacidade para cinco milhões de litros. A companhia finalizou a estrutura de uma das células da unidade e atualmente trabalha nas paredes e na cobertura da segunda célula. A previsão é de que a parte estrutural do reservatório esteja pronta em maio.
O diretor de desenvolvimento e expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, explicou que a unidade irá integrar o sistema da nova Subadutora de São Pedro. “O conjunto de obras envolve ainda mais duas frentes, que estão atuando no loteamento Parque das Águas, onde já foram executados 80% dos 2,3 quilômetros de redes de recalque entre os bairros Caiçaras e Carlos Chagas, e no prolongamento da Avenida Senhor dos Passos, no Bairro São Pedro, que já conta com 25% das tubulações que irão transportar a água do Caiçaras até a região de Cidade Alta, com extensão de 1,8 quilômetro”, detalhou.
“Acho que estas ações irão melhorar bastante a qualidade do fornecimento de água na nossa região, solucionando uma antiga demanda dos moradores das partes mais altas da comunidade”, previu a comerciante Ruth Maria Bento, moradora do Bairro Parque das Águas há um ano.
Nova estação elevatória
O diretor da Cesama lembrou que está previsto para o próximo mês o início das obras de construção de uma estação elevatória no Bairro Carlos Chagas, que também irá integrar a nova subadutora. “Ela receberá a água transportada pelos 1,2 quilômetro das redes de sucção que implantamos entre a unidade e a Terceira Adutora, localizada na Avenida Brasil, nas proximidades do Viaduto Ramirez Gonzales. Dessa forma, a elevatória terá como função bombear o produto até o novo reservatório do Caiçaras”, afirmou Marcelo.
Orçada em R$ 16 milhões, a Subadutora de São Pedro irá aumentar para 200 litros por segundo a oferta de água para a Cidade Alta, dobrando seu abastecimento médio atual. A previsão é de que o conjunto de obras da subadutora esteja concluído no final de agosto.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3239-1255.