08/08/2014 Substituição das redes de esgoto - Cesama já executou 60% dos trabalhos no Bairro Ipiranga
As equipes da Cesama seguem com os trabalhos de substituição de 455 metros de redes de esgoto no Bairro Ipiranga nesta sexta-feira, 8. Cerca de 60% dos serviços já foram executados e, atualmente, estão concentrados na Rua Olívia Moreira. A previsão é de que a intervenção na comunidade seja finalizada em setembro.
O chefe do departamento de apoio da Cesama, José de Almeida Guedes, informou que a Rua Ana Moreira e a travessia com a Avenida Francisco Valadares já estão sendo atendidas por novas tubulações de PVC, com 300 milímetros: “A obra é necessária em virtude do desgaste da antiga rede, composta por manilhas de diâmetro reduzido, que não mais comportavam a produção local”.
Guedes adiantou que, nos próximos dias, a Rua Amélia Faulhaber também será contemplada com os trabalhos de substituição: “Estamos aproveitando estas ações para efetuar a separação entre as redes de esgoto e águas pluviais das vias, que tem como objetivo evitar a sobrecarga das tubulações, sobretudo na época das chuvas”.
Morador do Bairro Ipiranga há 44 anos, o vendedor Antônio Carlos Ferreira está acompanhado de perto a intervenção na comunidade: “Fico feliz por testemunhar o empenho da Cesama e constatar que os serviços na região foram muito eficazes, como é o caso da Rua Ana Moreira, onde moro”.
Entre janeiro de 2013 e junho deste ano, a Cesama já efetuou a troca de 21,5 quilômetros de tubulações de esgoto em Juiz de Fora. Em 2014 estão sendo investidos quase R$ 8 milhões nos serviços de substituição de redes de efluentes. Estes trabalhos são realizados ao longo de todo o ano, seguindo uma programação de prioridades, onde é avaliada a necessidade de troca. Esta análise leva em conta a antiguidade e o desgaste do material, o fato de o dimensionamento da tubulação já não ser compatível com o número de imóveis atendidos e os transtornos causados aos usuários do sistema, além dos custos de manutenção.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3239-1255.