16/07/2014 Substituição de redes de esgoto - Cesama segue com trabalhos na Rua Barão do Retiro
Nesta quarta-feira, 16, a Cesama dá continuidade à substituição de aproximadamente 1.400 metros da rede de esgoto da Rua Barão do Retiro, no Bairro Bonfim. Atualmente, os trabalhos estão concentrados no trecho entre as ruas Lindolfo Lage e Múcio Vieira, parcialmente interditadas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Após este horário, as vias são liberadas para o tráfego de veículos.
O gerente operacional de esgoto da Cesama, André Soares, explica que, para a execução dos serviços, será necessário interditar outros pontos da Barão do Retiro, conforme o andamento da obra. “Começamos a atuar na esquina com a Rua Professor Francisco Faria e seguiremos até a Rua Carlos Luiz Reiter. A previsão é de que a intervenção no bairro esteja concluída no final de outubro.
De acordo com André, no local, estão sendo implantados tubos de PVC, com diâmetros de 300 e 200 milímetros, que irão melhorar o sistema de esgotamento sanitário da região e diminuir a quantidade de reparos. “Também estamos efetuando a separação entre as redes de esgoto e águas pluviais da via, o que irá evitar a sobrecarga da tubulação, reduzindo consideravelmente as ocorrências de entupimento, principalmente na época das chuvas”, detalha.
“Trabalho no bairro há dois anos e nunca vi uma obra tão grandiosa na comunidade. Acredito que agora a região terá uma melhor infraestrutura. A Cesama está de parabéns pela iniciativa”, agradeceu a comerciante Maria Aparecida Vieira da Silva.
Entre janeiro de 2013 e junho deste ano, a Cesama efetuou a troca de 21,5 quilômetros de tubulações de esgoto no município. Para 2014, já estão sendo investidos quase R$ 8 milhões nos serviços de substituição de redes de efluentes. Estes trabalhos são realizados ao longo de todo o ano, seguindo uma programação de prioridades, onde é avaliada a necessidade de troca. Esta análise leva em conta a antiguidade e o desgaste do material, o fato de o dimensionamento da tubulação já não ser compatível com o número de imóveis atendidos e os transtornos causados aos usuários do sistema, além dos custos de manutenção.
* Outras informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3239-1255.