28/11/2014 Técnico da Cesama realiza palestra sobre segurança do trabalho para 110 adolescentes do Promad

"A segurança do trabalho na vida do jovem aprendiz". Este foi o tema da palestra ministrada pelo técnico da Cesama, José Soares Ferreira, para 110 participantes do Programa Municipal de Atendimento a Adolescentes (Promad). O encontro foi realizado na tarde desta quinta-feira, 27, no anfiteatro do Centro de Ensino Superior (CES) do Colégio Academia. O evento encerrou a Semana do Jovem Aprendiz, que teve início na última segunda-feira, 24, e também debateu tópicos como meio ambiente, direito do consumidor e educação financeira.

“Muito mais do que abordar aspectos técnicos, a intenção foi repassar à plateia não apenas experiências profissionais, mas um pouco da minha trajetória pessoal. Acredito que compartilhar esse tipo de história é a melhor forma de motivar quem está começando a busca pelo seu espaço no mercado”, afirmou o técnico da Cesama, que, durante o encontro, também falou sobre leis trabalhistas, ergonomia e Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s).

Para Soares, poder falar para um público tão jovem no mesmo dia em que se celebra o profissional da segurança do trabalho foi um verdadeiro presente. “É muito bom poder contribuir para o crescimento profissional destes jovens. Hoje, estamos plantando uma sementinha no coração deles, para que amanhã possam ser difusores da ideia de segurança”, comemorou.

“Foi um encontro muito educativo, não só pela questão da prevenção, mas também por abordar a maneira como devemos progredir em nossas carreiras. Com muita descontração, o Soares nos mostrou que não podemos desistir dos nossos sonhos. Vou guardar as falas dele e levar isso para a minha vida”, avaliou a adolescente aprendiz da Cesama, Milaine Campos.

Segundo a coordenadora do Promad, Andrea Barbério Guedes, o encontro trouxe um conteúdo que, até então, era inédito para muitos dos presentes. “Fiquei muito feliz com a abordagem dinâmica e acessível da palestra. O Soares interagiu muito bem com os nossos aprendizes e conseguiu repassar para todos a importância de uma postura preventiva”, destacou.

Criado há 22 anos, o Promad tem como objetivo auxiliar jovens, entre 14 e 17 anos, no encaminhamento para o primeiro emprego, através de trabalhos temporários em diversas empresas do município. O serviço já beneficiou 8.400 participantes e é executado pela Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac), com gestão da Secretaria de Desenvolvimento Social de Juiz de Fora (SDS).

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3239-1255.

transparência