13/10/2023 Trabalho da Cesama é destaque em programação de workshop sobre qualidade da água

Postado por: Cesama

 

A qualidade da água foi tema de um workshop da Agência Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG) e de um convite especial para a Cesama. O evento, que aconteceu na última terça-feira, 10, em Belo Horizonte, contou com a presença e a contribuição da Companhia de Saneamento Municipal, da Prefeitura de Juiz de Fora, como parte da programação. A participação se deu em virtude dos resultados positivos conquistados nas auditorias realizadas pela Arisb-MG em agosto deste ano. Com destaque, o trabalho do Laboratório Central da Cesama em relação à ABNT ISO/IEC 17025:2017, certificação que estabelece os requisitos gerais de competência técnica para laboratórios de calibração, e na elaboração de Planos de Amostragem.

Responsável pela apresentação do Laboratório da Cesama no workshop, em parceria com uma representante do Serviço de Água e Esgoto (SAAE) de Itabira, a bioquímica Vivian Nazareth, chefe da Assessoria de Controle da Qualidade (ACQ), explicou o motivo da participação. “Atualmente, a Cesama e o SAAE são os únicos, regulados pela Arisb-MG, que possuem implementados o sistema de gestão segundo as normas da ABNT ISO/IEC 17025:2017, sendo que o SAAE possui acreditação pelo Inmetro e nós temos o reconhecimento de competência pela Rede Metrológica de Minas Gerais”, pontuou.

Em relação ao conteúdo apresentado, Vivian explica. “Buscamos tratar o assunto sob a ótica da nossa realidade e demonstrar aos demais prestadores de serviço a importância da implementação da norma” enfatizou. Tudo isso, ela completa, com o objetivo de “gerar um aumento da confiabilidade dos resultados produzidos, o que impacta diretamente na confiança dos clientes e dos órgãos fiscalizadores, tomadas de decisão, evolução organizacional, entre outros.”

Na fala, Vivian também enfatizou a importância de eventos de cunho técnico como esse para a troca de experiências. “Colaborar uns com os outros é sempre bem-vindo. É um momento de avaliarmos nossas práticas e ter um termômetro, buscando sempre o aperfeiçoamento”, enfatizou a bioquímica. E ela completa. “Nunca seremos bons o suficiente em um segmento onde sempre podemos melhorar. Às vezes, uma melhoria pode vir de uma simples troca de ideias.”

Além do foco no atendimento aos requisitos da ISO 17.025, o workshop também contribuiu no aprendizado sobre a Metodologia Acertar, desenvolvida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) do Governo Federal. A iniciativa tem como objetivo avaliar a confiabilidade e exatidão dos dados lançados no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Um assunto que também teve contribuição especial da Cesama. “Foi uma oportunidade para mostrar como estamos buscando melhorar os processos, criar procedimentos com maior assertividade, na busca de uma maior confiabilidade e exatidão em nossos indicadores”, enfatizou Maristela Soranço, coordenadora do Comitê de Melhores Práticas da Cesama, grupo criado em 2022 para conduzir as melhorias apontadas pelas auditorias da Acertar.

Para a analista de regulação e fiscalização da Arisb-MG, Sabrina Carrillo, uma das organizadoras do workshop, a participação da Cesama foi “fundamental”. Como exemplo, ela cita a experiência apresentada sobre o laboratório, “abordando um dos temas principais do evento e contribuindo, com conhecimento e confiança, nas discussões que ocorreram durante o encontro.”

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Cesama 3692-9179

Crédito da foto: SAAE/Itabira

transparência