11/08/2023 Trabalho da Cesama é enaltecido em auditorias da Arisb-MG
“Analisando todos os processos, podemos dizer que o resultado foi extremamente positivo, mostrando como a Cesama tem organizado a casa, com muitos indicadores que podem tornar a empresa uma referência no setor. Para nós, ficou evidente que aqui existe gestão”. Foi com essa fala que a representante da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG), Sabrina Madeira, abriu na quinta-feira, 10, a reunião final das auditorias realizadas na Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), da Prefeitura de Juiz de Fora.
A presença da Arisb-MG em Juiz de Fora aconteceu entre os dias 8, terça-feira, e 10, quinta, para a realização de auditorias internas da “Metodologia Acertar”, desenvolvida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) do Governo Federal. A metodologia tem como objetivo avaliar a confiabilidade e exatidão dos dados lançados pelas empresas de saneamento no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), verificando a qualidade das informações sobre saneamento básico no país.
“Todos os setores analisados nos surpreenderam muito positivamente. Foi nítido perceber como cada um tem se organizado e internalizado a metodologia, mas extrapolando ao que é pedido pela Acertar”, afirmou Sabrina. Como um dos exemplos, ela citou a aproximação da Cesama com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). “Firmar parcerias que valham à pena é uma excelente forma de encontrar soluções alternativas e viáveis, permitindo pensar fora da caixa”.
O diretor-presidente da Cesama, Júlio César Teixeira, avaliou o feedback apresentado pela Arisb-MG. “Para nós, é sempre uma satisfação receber visitas da agência reguladora e de órgãos de controle, nos dando a possibilidade de prestar todos os esclarecimentos, escutar as críticas e procurar melhorar sempre mais”. Na fala, Júlio ainda destacou a satisfação com o convite recebido da Arisb-MG para que a Cesama realize uma palestra em um workshop que será feito em outubro sobre a qualidade da água. “É uma honra sermos convidados para levar o depoimento de nosso processo de governança administrativa e padrões de controle de qualidade da água para conhecimento de outros prestadores de serviços que ainda não atingiram o nível de desenvolvimento que a Cesama conquistou”.
Coordenadora do Comitê de Melhores Práticas, formado por empregados da Cesama para conduzir as melhorias apontadas pelas auditorias da Acertar em 2022, Maristela Soranço Miranda enfatizou a importância do apoio da Arisb-MG para a evolução de todos os processos implantados. “Sempre que precisamos recorrer, fomos prontamente atendidos, nos dando um apoio primordial para começar”, agradeceu. Quanto aos próximos passos, ela antecipa que “não vamos parar e, sim, criar na Cesama um modelo de gestão e não apenas para atender às solicitações da Agência”, concluiu.
Outras informações:
(32) 3692-9179 - Assessoria de Comunicação da Cesama