30/07/2013 Tratamento de esgoto - Cesama dá início às obras do Programa Eixo-Paraibuna

Nesta semana, a Cesama deu início às obras do Programa Eixo-Paraibuna, que prevê o tratamento do esgoto lançado no Rio Paraibuna e córregos da cidade. A companhia está atuando entre a Avenida Brasil, próximo ao Viaduto Augusto Franco (foto), e a Rua Halfeld, no Centro. No local estão sendo implantados os primeiros três quilômetros da tubulação interceptora que irá se estender até o Museu Mariano Procópio.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento e Expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, no total, as obras abrangerão o trecho compreendido entre a Avenida Rui Barbosa, no Bairro Mariano Procópio, até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria, no Granjas Bethel. “Esperamos finalizar a implantação da primeira parte das redes interceptoras até o final do período chuvoso, quando daremos início à construção de cinco estações elevatórias ao longo das duas margens do Rio Paraibuna. Essas unidades irão recalcar os efluentes que antes eram despejados nos córregos Tapera, Matirumbide, Yung, São Pedro e Independência e transportá-los até a ETE União-Indústria para o devido tratamento”, explicou.

Segundo o diretor, a iniciativa representa um investimento de R$ 70 milhões, garantidos por empréstimo junto à Caixa Econômica Federal (CEF). “Além deste valor, serão acrescentados mais R$ 20 milhões, obtidos em março através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do Governo federal. Este montante será aplicado também nas ações de complementação do Sistema União-Indústria, composto por 20.631 metros de tubulações e duas estações elevatórias”, detalhou. A previsão é de que o conjunto de obras que integram o Eixo-Paraibuna esteja concluído nos próximos 24 meses.

Cronograma foi alterado em virtude do asfaltamento feito pelo Dnit

As obras começariam a ser feitas nas proximidades da ETE União-Indústria. Porém, o trecho em questão foi priorizado considerando sua profundidade, que requer maior cautela na execução, bem como o fato da via ainda não ter sido asfaltada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que está executando obras de recapeamento em toda a Avenida Brasil. Foi enviado, inclusive, um ofício ao departamento informando que o cronograma de obras seria alterado com esta justificativa e solicitando, ainda, que o asfaltamento não fosse feito no trecho antes da atuação da Cesama. Entretanto, a Prefeitura de Juiz de Fora não recebeu resposta acerca do documento.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3239-1255.

transparência