14/09/2023 Treinamento da Cesama conscientiza equipe sobre procedimentos internos
A importância do correto preenchimento de uma Ordem de Serviço (OS) para uma maior efetividade no trabalho, com impacto direto na qualidade do serviço oferecido à população de Juiz de Fora, foi foco do treinamento promovido pela Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) da Prefeitura de Juiz de Fora. O evento aconteceu entre os dias 12 e 14, na sede administrativa da companhia, sendo conduzido por uma equipe interna, que compartilhou com o time de operação das três regionais da empresa, Norte, Leste e Sul, e do hidrojato as diversas implicações no registro desse documento.
“A Cesama sempre busca realizar treinamentos para capacitar os empregados, trocando experiências que possam melhorar, cada vez mais, o trabalho realizado”, enfatizou o gerente de Manutenção (GEMT), Paulo Valverde. Com esse objetivo, ele completa, “optamos que o treinamento fosse todo conduzido pelos próprios funcionários, valorizando essa equipe que tem total capacidade técnica, conhecimento e vivência da nossa realidade”.
Na programação do treinamento, a discussão sobre um tema principal: o uso do Sanegeo. Sistema voltado para empresas de saneamento, a ferramenta proporciona uma completa gestão da operação, manutenção e o planejamento da evolução de redes de água e esgoto, com informações atualizadas e em tempo real. Para sua eficiência, explica a empregada Taíse de Oliveira Leite, do Departamento de Programação e Controle de Serviços (DPCS), a capacitação reforçou a importância do “alinhamento e da padronização das informações na OS, agregando qualidade e subsidiando diversas áreas da Cesama que dependem destes dados”. Pensando nisso, foram entregues aos setores responsáveis os manuais dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP), com um passo a passo, de modo a garantir “uma maior qualidade nas informações registradas e, consequentemente, mais eficiência e redução do retrabalho.”
Como exemplos práticos, o controle de perdas e o histórico de serviços também fizeram parte da programação. “Além da apuração cada vez mais precisa do indicador de perda da companhia, o treinamento vem sensibilizar para que tenhamos uma equipe mais engajada e capacitada, ciente das informações de campo, que são essenciais aos trabalhos de escritório”, enfatizou Lucas Rocha, engenheiro do Departamento de Medição e Controle (DEMC) da Cesama. Fala exemplificada pela colega Paula Martins, da GEMT. “É preciso o entendimento de que uma Ordem de Serviço é um importante registro, um documento considerado oficial e que, por isso, deve ser sempre preenchido pela equipe de forma completa, com todas as informações e, sempre que possível, com fotos.”
Presença certa nos treinamentos promovidos pela Cesama, o oficial de Serviço de Obras da Regional Leste, Nelson Luiz Modesto, comemorou a participação. “Mais uma vez, foi super produtivo e instrutivo. É uma oportunidade para que possamos adquirir conhecimento e aplicar em nosso dia a dia”.
Outras informações:
Assessoria de Comunicação da Cesama: 3692-9179