05/03/2015 Uso racional da água - 150 alunos do CEM participam de palestra da Cesama sobre recursos hídricos

Na noite desta quarta-feira, 4, cerca de 150 alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos Doutor Geraldo Moutinho (CEM), no Centro, participaram de uma ação de conscientização ambiental da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama). O encontro debateu a questão do uso racional da água, além da importância do rodízio no abastecimento do município durante este período de chuvas atípico.

Responsável pelos trabalhos, a auditora da Cesama, Carla Mendes Vidal Frota, ressaltou a receptividade e a interação com a plateia: “Eles participaram, fazendo muitas perguntas relevantes e demostrando muito interesse sobre o setor de saneamento básico. Foi uma experiência diferenciada, por se tratar de um público mais maduro, o que nos permitiu realizar uma apresentação mais técnica, diferente dos serviços que desenvolvemos em escolas, voltados para uma audiência infanto-juvenil”.

A coordenadora pedagógica do CEM, Cyntia Saçço Esteves, destacou que a palestra foi o primeiro passo de um trabalho que será desenvolvido ao longo do ano: “Acredito que, se cada um fizer a sua parte, podemos fazer a diferença juntos. Fico feliz porque os alunos se interessaram pelo tema e foram muito participativos. Isso mostra que o nosso objetivo foi alcançado”.

Entre os jovens, havia três deficientes auditivos, que participavam da palestra com o auxílio da intérprete de libras, Edirlaine Janaína dos Santos: “É de extrema importância a integração destes alunos no debate sobre questões como recursos hídricos. Tenho certeza que eles sairão daqui muito mais esclarecidos e preparados para lidar com o combate ao desperdício”.

“Independente da escassez das chuvas, já adotava algumas técnicas de economia de água na minha casa. Agora, com tudo o que foi dito, só reforcei a ideia de que o combate ao desperdício é um dever de todos”, concluiu a estudante Elizabeth de Souza Pinto.

* Outras informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3239-1255.

transparência