28/03/2016 Visita à ETA e apresentação do Coral Cesama encerram celebração do Dia Mundial da Água

 

Os olhos atentos, percorrendo todos os cantos, conferiam as tubulações e os tanques da estação. “O que aquele moço está fazendo?”, perguntou um dos seis estudantes da Escola Estadual “Teodoro Coelho”, sobre um funcionário abrindo uma válvula. O empregado da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), então, esclareceu: “Estou abrindo a passagem da água da represa para a estação de tratamento”. A cena aconteceu na visita em que os alunos fizeram para conhecer a Estação de Tratamento de Água (ETA) “Marechal Castelo Branco”, nesta terça-feira, 22, “Dia Mundial da Água”. De perto, puderam conferir como é feito o processo que torna a água própria para o consumo.

Na apresentação da unidade, o chefe do Departamento de Tratamento de Água (Deta) da Cesama, Lucas Fernandes, lembrou as crianças do período de estiagem, quando a Represa “João Penido” chegou a operar com apenas 19% de sua capacidade total: “Hoje, a represa está praticamente cheia. Viram como ela está bonita?” Os estudantes puderam observar todas as fases do tratamento de água e, além disso, tiveram uma demonstração de como ocorre a filtragem e como são feitas as análises no laboratório da ETA. Acompanhados da supervisora pedagógica Adriana Maria da Fonseca Schneider, o grupo ainda conheceu a oficina de hidrômetros da companhia, onde é feita a aferição dos equipamentos, no Bairro São Mateus.

“Foi muito importante ter vindo, para saber como a água é tratada, conhecer todas as fases do tratamento, além de aprender formas de evitar o desperdício e de preservar o produto”, contou Maria Luiza Delgado, que está no sétimo ano do ensino fundamental. Ela ainda acrescentou que irá recomendar a visita aos colegas, pois acha que todos deveriam conhecer o trabalho da Cesama.

Para fechar as comemorações, a chuva recepcionou o Coral Cesama no final da tarde, mas não atrapalhou a beleza da apresentação, que aconteceu às 18h30, no calçadão da Rua Halfeld. A presidente do grupo, Creuza Aperibense Menon, disse que é sempre um prazer cantar para o público, principalmente em uma data tão simbólica: “A água é a matéria prima da Cesama e deve ser tratada com o devido cuidado. No dia de hoje aproveitamos para evidenciar a preservação dos recursos hídricos, tão importante para nossas vidas”.

* Outras informações com a Assessoria de comunicação da Cesama pelo telefone 3692-9179.

transparência